segunda-feira, 27 de setembro de 2010

MOTIVAÇÃO

      
  O termo motivação é usado para designar um problema do indivíduo isolado, para compreender a sua motivação no trabalho e a necessidade de conhecer as causas e as formas de ação e direção da motivação. Os indivíduos possuem valores, opiniões e expectativas em relação ao mundo que os rodeia, possuindo representações internalizadas do seu ambiente.
A motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indivíduo e que é dirigido em direção aos objetivos que podem satisfazer essas necessidades. Assim, o homem passou a ser considerado um animal dotado de necessidades que se alternam ou se sucedem conjunta ou isoladamente. Satisfeita uma necessidade, surge outra em seu lugar e, assim por diante, continua e infinitamente.
A motivação está relacionada com entusiasmo, estímulo e felicidade. Estar motivado é estar entusiasmado. Estar entusiasmado é estar estimulado. Estar estimulado é estar feliz.
Nossa forma de agir na vida segue um roteiro. Primeiro, sentimos; depois, pensamos; em seguida, falamos e, por fim, agimos. No meio desse processo existem outros elementos, como a intuição. Somos esse conjunto de ações, e nem sequer percebemos como e quando elas acontecem.
Se pudéssemos filmar uma pessoa em processo de motivação, teríamos cenas mais ou menos como essas: em primeiro lugar, ela sentiria um certo desconforto com a vida, traduzindo num mal-estar, numa angústia, numa ansiedade ou em distúrbios das necessidades básicas, como fome ou sono. Ao perceber esses sintomas, nosso personagem pensa o que pode estar ocasionando aquela situação. Uma vez detectado o problema, o próximo passo é agir para solucioná-lo.
A motivação começou no momento em que essa pessoa teve a sensação de que algo a incomodava.
É importante que estejamos atentos às nossas sensações. Se ouvirmos o que nosso corpo e mente dizem, podemos descobrir motivações incríveis para mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário