terça-feira, 28 de setembro de 2010

A Satisfação no Trabalho

A noção de Satisfação no trabalho há muitos anos deixou de ser o "estar efetivo" no cargo que ocupa.
Atualmente as probabilidades de crescimento na empresa, ambiente agradável, reconhecimento e principalmente a qualidade de vida gerada pelo mesmo, passaram a ser os sinônimos para esta "satisfação".
A satisfação no trabalho por vezes é confundida com a felicidade, que por sua vez é uma definição bastante problemática em termos organizacionais.
A felicidade para um colaborador, pode gerar conflitos em um departamento inteiro, o que possivelmente não seria bom para a organização.
O "estar bem" é responsabilidade da organização, mas também passa pelo âmbito dos próprios
colaboradores.
É necessário que se tenha o "querer estar bem" enraizado no próprio indivíduo. Que se implemente maneiras de exaltar este sentimento junto à organização.
O termo "evoluir", é outro ponto que sofreu alterações com o passar dos anos.
Atualmente, evoluir na empresa significa muito mais que um simples aumento de salário, implica responsabilidades, aceitação, aprendizagem e acima de tudo, o reconhecimento.
Há uma necessidade de identificação das necessidades da empresa pelos funcionários, para que os mesmos se sintam como parte de algo maior, e conseqüentemente, realizados por este motivo.
É inegável que a satisfação no trabalho gera maior produtividade no trabalho, o que gera um ciclo de exigências contínuo, onde as organizações começam a pensar mais em termos como "responsabilidade social", "ética" e " cidadania".
A satisfação laboral é o conjunto de emoções liberadas pela ação de um ambiente de trabalho junto à um colaborador e suas características enquanto indivíduo.

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